Criar um Site Grátis Fantástico

Rating: 1.6/5 (27 votos)



Partilhe esta Página



Daniel Rodrigues
Contatos: (31) 8575-1345 
                  (31) 3453-9024




Materiais Condutores, Semi-condutores e Isolantes
Materiais Condutores, Semi-condutores e Isolantes

  Bem se você vem nos acompanhando está ciente de que no post anterior dissertamos um pouco sobre o que é e como se origina a eletricidade.Neste post vamos discurtir sobre os materiais presentes nos sistemas elétricos, suas aplicações e estrutura atômica.
 
  Você já parou para se perguntar o porque de uma fita isolante não circular corrente, ou então o motivo da eletrônica trabalhar com fluxo de eletrons em níveis tão baixo ?
 
  Como visto no post anterior os fenômenos elétricos ocorrem na camada mais externa do átomo, assim como reações químicas e estes teem como causa os eletrons que obitam a eletrosfera e dividem-se em camadas:
 
      Veja que a camada de valência pode possuir até 8 eletrons.Peguemos como exemplo o cobre com 29 :

CAMADA      N° Eletrons
K                          2
L                          8 
M                        18
N                         1
     Note que as camadas mais próximas do núcleo teem sua distribuição de acordo com esquema visto acima, já que há eletrons suficientes para ocupar tais camadas. No entanto nos resta um elétron que ocupa a camada de valência e define a condutibilidade (facilidade com que a corrente flui no material) do material, um átomo estável possui 8 eletrons em valência e se caracteriza isolante, pois átomos que possuem de 5 a 8 eletrons na camada mais externa necessitam de uma energia de banda muito grande para desprender ou mesmo doar seus eletrons para átomos visinhos. Já os condutores possuem de 1 a 3 eletrons na camada mais externa, sendo possível com uma pequena ocilação energetica o desprendimento deles. Os materias semi-condutores mediam este ranking e são dopados com impurezas que possuem lacunas ou eletrons excedentes para controlar e facilitar o fluxo de corrente, contudo estes materias são sensiveis a ambientes extremos, sofrendo alterações nas suas propriedades eletricas.