A lei de ohm é fundamental para quem quer se aprofundar nos estudos da eletricidade, ela define as três principais grandezas elétricas e suas relações matemáticas. A Tensão, Corrente e Resistência são as variáveis chaves para observar e entender o transito de elétrons através dos materiais.
De início vamos abordar a resistência elétrica, força de que se opõem a passagem de elétrons. Os resistores possibilitam regular o nível de tensão, limitar a intensidade de corrente e compor as cargas. Sua unidade de medida padrão é o ohm, em referência a George Ohms. Esta unidade pode ser abreviada pela letra grega Ω e também pela letra R.
Simbologia em diagramas elétricos:
A tensão é fundamental para a movimentação dos elétrons pela camada de valência, é ela que impulsiona os elétrons e fornece uma parcela equivalente a força de resistência para que os elétrons se movimentem. Ela também é conhecida como diferença de potencial, ou seja, ela surge quando placas de íons diferentes são postas paralelas com um intervalo entre elas, composto por materiais que iremos abordar mais a frente no estudo das baterias. A representação no Sistema Métrico Internacional é feita pela letra (V) sua unidade é o volt, em homenagem ao sujeito que a constatou o Conde Alessandro Volta.
A ultima e não menos importante variável é a corrente elétrica, fluxo de elétrons pelas camadas mais externas da eletrosfera dos átomo. A definição da medida de corrente é dada pela quantidade de cargas que atravessam um determinado ponto no intervalo de um segundo. A corrente elétrica tem como unidade o Ampére, pela grandes contribuições que André Marie Ampére fez para o entendimento do universo do eletromagnetismo e tem como unidade o (A), mas em circuitos onde é expresso sua intensidade comumente vemos sua apresentação pela letra I.
Matematicamente falando
Como visto anteriormente a tensão é fundamental para o fluxo de elétrons assim como para que ele transite têm de haver um meio material.
Paremos para analisar, quanto maior a resistência maior a tensão dissipada para que os elétrons sigam seu caminho, logo a tensão é diretamente proporcional a resistência, a corrente inversamente proporcional a ela e a tensão diretamente proporcional a corrente.Assim teremos:
Conclusão